top of page

 REGULAMENTO - 1ª Futsal Kid's

DOS OBJETIVOS


 

Artigo 1º – A 1ª COPA DE FUTSAL KID'S, Edição/2018, também conhecida como FUTSAL KID'S, objetiva entre todos os seus participantes:


 

  1. A prática do futebol saudável e de lazer para as crianças e adolescentes;

  2. A promoção da amizade e da confraternização entre pais, parentes e amigos dos atletas, técnicos, coordenadores e organizadores.


 

Parágrafo Primeiro – Será dever e obrigação de cada participante sejam estes: pais, avós, irmãos, tios, responsáveis, técnicos, professores, coordenadores de equipe, organizadores, árbitros e torcedores; há educarem e orientarem as crianças e adolescentes participantes, conduzindo-as sempre para o lado da honestidade, humildade, solidariedade e respeito, ensinando-as sobre os princípios éticos/esportivos que requer qualquer competição esportiva, sem no entanto, serem esquecidos os princípios de competitividade que norteia a copa.


 

Parágrafo Segundo – Será compromisso assumido por todos, comportarem-se, dentro e fora de quadra, de forma educada, respeitosa, amistosa e íntegra, procurando sempre agirem de forma ilibada, sendo exemplos às crianças e adolescentes, comprometendo-se ainda, a manterem o espírito esportivo, combaterem e repreenderem brigas, agressões, vandalismos, uso de palavrões e xingamentos, ofensas verbais e morais, sejam estas contra seus atletas ou adversários, torcedores, árbitros ou qualquer outro participante da 1ª FUTSAL KID'S.


 

DA FORMA DE DISPUTA


 

Artigo 2º – A FUTSAL KID'S será disputada na modalidade de futsal em quatro categorias, SUB07, SUB09, SUB11 e SUB13, cujo número mínimo, em cada categoria deverá ser de 5 equipes, devendo as mesmas inscreverem-se em conformidade com os estabelecidos neste regulamento.


 

Artigo 3º – A forma de disputa da 1ª FUTSAL KID'S terá as seguintes regras:


 

  • FASE I – CLASSIFICATÓRIA:

 

    • SUB7, SUB9 e SUB13: As equipes estarão dispostas em grupo único, onde jogarão em turno único, classificando-se as 4 melhores equipes para a Fase III – Semifinais e Finais.

 

    • SUB11: As 10 equipes estarão distribuídas em 2 grupos (A e B) de cinco times, onde as equipes do grupo A jogarão contra as equipes do grupo B, em turno único, classificando-se as 4 melhores equipes de cada grupo, para a disputa da FASE II – Quartas de Finais.

 

  • FASE II – Quartas de Finais:

 

    • SUB11: As 4 equipes de cada grupo classificadas na FASE I, se enfrentarão de acordo com o seguinte emparceiramento:

      • Jogo 1: 2ª Colocada Grupo A X 3ª Colocada Grupo A

      • Jogo 2: 2ª Colocada Grupo B X 3ª Colocada Grupo B

      • Jogo 3: 1ª Colocada Grupo A X 4ª Colocada Grupo A

      • Jogo 4: 1ª Colocada Grupo B X 4ª Colocada Grupo B

 

  • FASE III – SEMIFINAIS E FINAIS:

 

    1. SEMIFINAIS:

      • SUB7, SUB9 e SUB13: Os jogos das semifinais obedecerão os seguintes emparceiramentos:

      • Jogo 1: 2ª colocada da Fase I X 3ª colocada da Fase I.

      • Jogo 2: 1ª colocada da Fase I X 4ª colocada da Fase I.

 

    • SUB11: As equipes ganhadoras da Fase II, se enfrentarão de acordo com os seguintes emparceiramentos:

      • Jogo 1: Ganhadora do Jogo 1 X Ganhadora do Jogo 4.

      • Jogo 2: Ganhadora do Jogo 2 X Ganhadora do Jogo 3.

         

    1. FINAIS:

      • TODAS CATEGORIAS: Os jogos das finais obedecerão os seguintes emparceiramentos:

      • Decisão 3º lugar: Perdedora do Jogo 1 X Perdedora do Jogo 2

      • Decisão da Campeã: Ganhadora do Jogo 1 X Ganhadora do Jogo 2


 

Parágrafo Primeiro – Os confrontos da Fase II, Quartas de Finais da categoria Sub11, serão disputados em partidas únicas, e as equipes 1ª e 2ª colocadas da Fase I, de cada grupo, por terem atingido melhores campanhas, levarão a vantagem de jogarem pelo empate para se classificarem para a Fase III.


 

Parágrafo Segundo – Os confrontos das semifinais e finais serão disputados em partidas únicas, não havendo vantagens entre as equipes semifinalistas e finalistas, e ocorrendo o empate, haverá cobranças de 3 (três) penalidades máximas.


 

Parágrafo Terceiro – Após a cobrança das 3 (três) penalidades máximas, e se ainda não se conheceu a ganhadora, serão feitas cobranças alternadas até que se conheça a equipe classificada ou ganhadora da partida.


 

Parágrafo Quarto – Nas partidas decisivas que necessitarem da cobrança das penalidades máximas, estas poderão ser batidas e defendidas por qualquer jogador relacionado em súmula, mesmo que estes estejam no banco de reserva ao final da partida.

 

Artigo 4º – A elaboração da “Tabela de Jogos” com as datas, os horários e os locais das partidas, ficará a cargo da Organização da 1ª Futsal Kid’s que deverá fazê-la de forma imparcial e que atenda os interesses das equipes, sempre que possível, mas principalmente aos da Futsal Kid’s.


 

Parágrafo Primeiro – A tabela de jogos não poderá ser alterada, exceto quando há adiamentos de rodadas ocasionadas pelas condições atmosféricas ou por motivo de “força maior”.


 

Parágrafo Segundo – Havendo necessidade extrema de alteração de datas dos jogos por qualquer equipe, deverá a equipe interessada, com antecedência mínima de 07 (sete) dias, solicitar e justificar à organização o seu pedido, cabendo à esta julgar procedente ou não.


 

Parágrafo Terceiro – Havendo a alteração de data, a nova data, o local e o horário, deverão ter a anuência da equipe adversária, ficando determinado que os gastos extras ocasionados pelo adiamento da partida, serão totalmente custeados pela equipe requerente.


 

DOS CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE


 

Artigo 5º – Cada partida distribuirá pontos às equipes para serem somados na tabela de classificação, sendo obedecidos os seguintes critérios na sua distribuição:


 

  1. Na vitória: 03 (três) pontos para a equipe vencedora e 0 (zero) ponto para equipe perdedora.


 

  1. No empate: 01 (um) ponto para cada equipe e 01 (um) ponto para equipe que vencer a disputa dos pênaltis:


 

Artigo 6º – As vitórias declaradas por “WO” também terão pontuação de 03 (três) pontos para as equipes vencedoras.


 

Parágrafo Único – A equipe que perder por “WO”, será penalizada com a perda de 03 (três) pontos na tabela, porém, na reincidência ou cada nova ausência, a perda de pontos passa a ser de 05 (cinco) pontos perdidos na classificação da equipe.


 

Artigo 7º – Os critérios para desempate entre as equipes para definição das posições destas na tabela de classificação para a Fase I – Classificatória e Fase II – Triangulares, serão, pela ordem e sucessivamente, os seguintes:

  1. Confronto Direto (somente entre duas equipes);

  2. Maior número de vitórias;

  3. Maior saldo de gols;

  4. Maior número de gols marcados;

  5. Menor pontuação de cartões sendo: Cartão Azul = 02 pontos; Cartão Amarelo = 01 ponto

  6. Sorteio.


 

DA REALIZAÇÃO DAS PARTIDAS


 

Artigo 8º– As partidas terão a seguinte duração:

a) Categoria SUB 07: 24 minutos, divididos em 2 tempos de 12 cada;

b) Categoria SUB 09: 30 minutos, divididos em 2 tempos de 15 cada;

c) Categoria SUB 11: 30 minutos, divididos em 2 tempos de 15 cada;

d) Categoria SUB 13: 36 minutos, divididos em 2 tempos de 18 cada.


 

Parágrafo Único – O intervalo será de 5 (cinco) minutos e o árbitro poderá acrescer ao jogo, o tempo que entender necessário para recuperar as paralisações havidas no curso da partida.


 

Artigo 9º – As partidas serão realizadas nos dias de semana a noite, sábados e domingos pela manhã, nos locais estabelecidos de acordo com a tabela de jogos, previamente divulgada pela Organização da 1ª FUTSAL KID’S.


 

Artigo 10º – O horário para início da primeira partida de cada rodada terá a tolerância de 10 (dez) minutos para atrasos.


 

Parágrafo Único – Caso não seja realizada a primeira partida, os horários das demais NÃO serão alterados (antecipados), mantendo-se o horário previamente estabelecido na tabela de jogos.


 

Artigo 11 – Em dias chuvosos ou com ameaça de chuva eminente, as rodadas NÃO estarão automaticamente canceladas, cabendo, nestes casos, aos dirigentes de cada equipe, entrarem em contato com a coordenação da copa, para definição do adiamento ou não da rodada.


 

Artigo 12 – As rodadas que tiverem todos os seus jogos adiados, qualquer que seja o motivo, serão automaticamente transferidas para o final da tabela de jogos.


 

Artigo 13 – As partidas interrompidas serão solucionadas de acordo com o que estabelece este regulamento ou pelas regras futebolísticas regularmente aceitas, levando-se em conta os motivos que determinaram a interrupção, e, quando necessárias, serão julgadas pela Organização da 1ª Futsal Kid’s.


 

Artigo 14 – As equipes deverão jogar devidamente uniformizadas com: camisas numeradas, calções e meias, da mesma cor.


 

Parágrafo único – Se a ausência do uniforme for apenas parcial como: falta dos calções; faltas das meias, ou ainda, uma ou outra peça do uniforme de cores diferentes ou similares; assim, neste caso, ficará, sob a responsabilidade do árbitro, a seu critério e bom senso, a liberação ou não da equipe para jogar a partida.


 

Artigo 15 – Não haverá limite de substituições de jogadores durante as partidas e todos os atletas inscritos à súmula de jogo, poderão atuar no jogo, desde que não estejam suspensos ou punidos pelas normas deste regulamento ou pela Coordenação e/ou Comissão da Copa.


 

Artigo 16 – Para a realização das partidas, as equipes deverão apresentar um número mínimo de 03 (três) atletas, devidamente uniformizados conforme artigo 14 deste regulamento.


 

Parágrafo Primeiro – A partida estará automaticamente encerrada quando uma equipe ficar com menos de 03 (três) jogadores, independente do tempo transcorrido e do motivo que originou a paralisação. Neste caso, será declarada vencedora a equipe que se mantiver em campo.


 

Parágrafo Segundo – Ocorrendo o descrito no parágrafo primeiro, e se a equipe declarada vencedora estiver ganhando, manter-se-á o placar; se estiver empatando ou perdendo, então o placar da partida será 1 X 0 (um a zero) em favor da equipe declarada vencedora.


 

Artigo 17 – A equipe que deixar de comparecer às partidas ou se apresentar com número insuficiente de jogadores, conforme caput do artigo anterior, será considerada perdedora por WO e o placar a ser computado será de 3 X 0 (três a zero), sendo ainda, a equipe, penalizada com a perda de 3 (três) pontos.


 

Parágrafo Primeiro – O não comparecimento de uma equipe a qualquer rodada da 1ª Futsal Kid’s, não a elimina da competição, porém, nas reincidências, a perda dos três pontos aumentará para de 5 (cinco) pontos perdidos a cada nova ausência.


 

Parágrafo Segundo – Para a equipe que por motivos de força maior ou fato que possa justificar ao não comparecendo a partida da Copa, fica reservado o direito de apresentar defesa junto à Comissão Organizadora, que julgará e determinará a solução mais adequada para o caso.


 

Artigo 18 – As bolas de jogo deverão ser fornecidas pelas equipes participantes de cada partida.


 

DA ORDEM E DA SEGURANÇA DAS PARTIDAS


 

Artigo 19 – Como medida de segurança, somente poderão permanecer no banco de reserva e nos limites da área técnica de cada equipe, os atletas suplentes, um técnico de futebol, auxiliar técnico e/ou um coordenador da equipe, que será o responsável pela ordem e disciplina do banco, devendo estes se identificarem ao árbitro antes do início da partida.


 

Parágrafo Primeiro – Os atletas, técnicos ou dirigentes, estando no banco de reserva ou não, uniformizados ou não, ficarão sujeitos às medidas disciplinares aplicadas pelo árbitro.


 

Parágrafo Segundo – Não será admitida a presença, no banco de reserva de pais ou responsáveis, torcedores ou de pessoas estranhas. Também não será admitido, no banco de reservas, em hipótese alguma, dirigentes, técnicos e auxiliares ingerindo bebidas alcoólicas ou que estejam sob o efeito destas.


 

DAS INSCRIÇÕES DOS ATLETAS


 

Artigo 20 – Terão condições de jogo toda criança e adolescente, que tenha idade limite estabelecida no artigo 21 deste regulamento, e que foram previamente inscritas junto a Organização da 1ª Futsal Kid’s.


 

Parágrafo único – Para inscreverem seus atletas, as equipes deverão apresentar, à Organização da copa, a lista dos atletas que conterá: o nome completo, o apelido (ou nome como é chamado), a data de nascimento completa.


 

Artigo 21– As idades limites para participação dos atletas serão as seguintes:

a) Categoria SUB07: Os nascidos em 2011 ou posterior, permitido inscrever nascidos até o ano de 2013;

b) Categoria SUB09: Os nascidos em 2009 ou posterior, permitido inscrever nascidos até o ano de 2011;

c) Categoria SUB11: Os nascidos em 2007 ou posterior, permitido inscrever nascidos até o ano de 2009;

d) Categoria SUB13: Os nascidos em 2005 ou posterior, permitido inscrever nascidos até o ano de 2007.


 

Artigo 22 – Cada equipe poderá inscrever até 20 (vinte) atletas em cada categoria, mas somente 14 (quatorze) poderão participar a cada partida, ficando a escolha dos mesmos a critério de cada treinador.


 

Parágrafo Primeiro – As equipes que estiverem inscritas em mais de uma categoria na competição, caso em algum jogo estejam com quantidade abaixo de 5 (cinco) atletas, poderão, para comporem suas equipes, utilizar jogadores inscritos na categoria inferior, sem que estes estejam inscritos na súmula de jogo da categoria.


 

Parágrafo Segundo – A regra estabelecida no parágrafo anterior terá um limite máximo de 3 (três) atletas por jogo e, para que estes possam jogar, deverão ter idade permitida conforme artigo 21 deste regulamento.


 

Artigo 23 – As equipes deverão apresentar a cada jogo, nos momentos que antecedem as partidas, à equipe de arbitragem, documento que comprove a idade dos atletas que irão participar do jogo.


 

Parágrafo Primeiro – Os documentos válidos para identificação dos atletas, originais ou cópias autenticadas, serão os seguintes:

  1. RG – Carteira de Identidade;

  2. Certidão de Nascimento, acompanhada da RG ou CNH do pai ou da mãe;

  3. Declaração da Entidade de Ensino, ou do Núcleo Regional de Ensino, contendo todos os dados pessoais do aluno, acompanhada da RG ou CNH do Pai ou da mãe;

  4. Passaporte expedido pela Polícia Federal.


 

Parágrafo Segundo: A equipe de arbitragem não impedirá a participação nas partidas de nenhum atleta, qualquer que seja o motivo, caso o técnico queira colocá-lo no jogo.


 

Artigo 24 – As equipes poderão recorrer, junto a Organização da Futsal Kid’s, nos casos em que a equipe deixou de apresentar o documento de identificação do(s) atleta(s), ou por outros motivos tais como:

  1. Atleta acima da idade;

  2. Atleta não inscrito;

  3. Atleta suspenso; ou

  4. Outro motivo.


Parágrafo Primeiro – Para fazer uso do direito que trata o caput deste artigo, as equipes deverão solicitar à equipe de arbitragem, até no máximo ao final da partida, que registre em súmula a falta do documento ou irregularidade acontecida na partida. Tal anotação em súmula deverá conter: o nome e o número da camisa do(s) atleta(s), contendo ainda o fato que originou o recurso.


 

Parágrafo Segundo – Sendo o pedido (recurso) julgado procedente pela organização do campeonato, a coordenação da Futsal Kid’s comunicará a equipe adversária do pedido, que terá o prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas após informada, para apresentar a documentação que comprove a regularidade do(s) atleta(s) acusado(s).


 

Parágrafo Terceiro – Passado o prazo sem que a equipe acusada apresente a documentação, ou que esta seja insuficiente, assim julgada pela organização da Futsal Kid’s, a penalização deverá ser aplicada de acordo com o artigo 25 e seu parágrafo deste regulamento.


 

Artigo 25 – A equipe que, por engano, culpa ou dolo, utilizar atleta acima da idade permitida na categoria ou ainda cometer outra irregularidade nas partidas, sofrerá as seguintes punições:

  1. Perda dos pontos da partida e mais 3 pontos pela irregularidade;

  2. Na reincidência, perda dos pontos e exclusão da equipe da competição.


 

Parágrafo único – Comprovada a irregularidade a equipe adversária ganhará os 03 (três) pontos da partida, independente de seu resultado, no entanto, todos os eventos ocorridos na partida (gols marcados e sofridos, cartões recebidos e relatos dos árbitros) serão mantidos.


 

DOS CARTÕES E DAS PUNIÇÕES AOS ATLETAS


 

Artigo 26 – Os atletas advertidos com cartões amarelos e azuis, sofrerão as seguintes penalizações:

a) a cada 03 (três) cartões amarelos: 01 (uma) partida de suspensão;

b) a cada cartão azul: 01 (uma) partida de suspensão.


 

Parágrafo Primeiro: O atleta que receber o terceiro cartão amarelo, na partida em que também tenha sido expulso pelo cartão vermelho, deverá cumprir 2 (duas) partidas de suspensão, uma pelos 03 (três) cartões amarelos e uma pelo cartão vermelho recebido.


 

Parágrafo Segundo – Caberá a Organização da Futsal Kid’s a divulgação das suspensões e dos cartões recebidos pelos atletas, através do site: www.futsalkids.com.br, porém, isto não exima a responsabilidade das equipes e caberá a estas, para efeito de condições de jogo de seus atletas, o controle dos cartões recebidos por seus jogadores.


 

Parágrafo Terceiro – A equipe que utilizar jogador suspenso, ou seja, punido pelos cartões recebidos, perderá automaticamente os pontos da partida. Nestes casos, os pontos da partida irão para equipe adversária, independente do placar final da partida.


 

Artigo 27 – Os cartões serão zerados uma única vez, ao final da FASE I, porém, se o atleta receber o terceiro cartão amarelo ou o cartão azul na última rodada (returno) da FASE I, este deverá cumprir a suspensão automática na FASE II.


 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


 

Artigo 28 – As faltas de jogos cometidas pelas equipes terão um limite coletivo máximo de 05 (cinco) por tempo, sendo que a partir da sexta falta apontada, as mesmas serão cobradas em “tiro livre direto”, sem barreira.


 

Artigo 29 – Se uma ou mais equipes abandonarem ou forem excluídas, por qualquer motivo, antes do término da 1ª Futsal Kid’s, os resultados das partidas já realizadas serão mantidos, e para as partidas que ainda não foram realizadas, a equipe adversária será declarada vencedora pelo placar de 1 X 0 (um a zero).


 

Artigo 30 – A arbitragem estará a cargo de uma “Equipe Independente de Árbitros”, e será coordenada e administrada por profissional pertencente ao quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futsal.


 

Artigo 31 – Às equipes vencedoras das Categorias SUB07, SUB09, SUB11 e SUB13, serão entregues troféus e aos jogadores campeões, vice-campões e terceiros lugares, medalhas individuais representativas da conquista.


 

Parágrafo Único – Também serão premiados os seguintes jogadores em cada categoria:

  1. O goleiro que sofrer menor quantidade de gols: 1 (um) troféu de melhor goleiro;

  2. O atleta que fizer maior quantidade de gols: 1 (um) troféu de artilheiro.


 

Obs: Havendo empate entre o goleiro menos vazado e artilheiro da copa, serão eleitos os das equipes que obtiverem melhores campanhas.


 

Artigo 32 – O valor de taxa de inscrição, por categoria, será de:


 

  1. Para Fase I – Classificatória: R$ 480,00;

  2. Para Fase II – Triangulares: R$ 130,00;

  3. Para Fase III – Semifinais e Finais: R$ 130,00.


 

Parágrafo Único – A taxa de inscrição será utilizada para pagamento dos árbitros e demais despesas do campeonato, podendo, se necessário, angariar patrocínios de empresas e pessoas físicas para complemento dos gastos despendidos na copa.


 

Artigo 33 – A Organização da FUTSAL KID'S utilizará como meio oficial de comunicação e informações da copa, o site: www.futsalkids.com.br e o grupo de Whtasap: 1ª Futsal Kid's, cujos dirigentes deverão obrigatoriamente acessar regularmente os meios citados.


 

Artigo 34 – Pressupõe a Organização da 1ª FUTSAL KID’S, que todas as crianças e adolescentes que se inscreverem, encontram-se em perfeitas condições de saúde física e mental, e que estejam aptos à prática desportiva, modalidade futebol suíço, não se responsabilizando por qualquer incidente e/ou acidente que venha a acontecer duranta e competição.


 

Artigo 35 – As equipes poderão entrar com recursos dos fatos e das decisões que se julgarem prejudicadas, e para tal, deverão fazer por escrito até 72 (setenta e duas) horas após o ocorrido.


 

Artigo 36 – Os casos não previstos nos artigos deste regulamento e nas normas e regras comumente aceitas à prática do futebol; as dúvidas de suas interpretações; e os recursos apresentados pelas equipes, serão julgados pela Organização da 1ª Futsal Kid’s.


 

Artigo 37 – Este regulamento deverá ser cumprido por todas as equipes através de seus dirigentes e coordenadores e pelos Organizadores da 1ª Futsal Kid’s Edição 2018, em todos os seus artigos e regras, exceto se houver fato de extrema relevância e importância que venha a justificar alteração do mesmo.


 

Apucarana, 26 de junho de 2018.


 

ORGANIZAÇÃO DA FUTSAL KID'S

RODADAS

 

TERÇAS E QUINTAS

19h00 às 22h00

SÁBADOS

08H00 às 12h00

CIDADES PARTICIPANTES

 

APUCARANA

ARAPONGAS

CALIFÓRNIA

KALORÉ

MANDAGUARI

MARILÂNDIA DO SUL

CATEGORIAS

 

SUB07

SUB09

SUB11

SUB13

REALIZAÇÃO

bottom of page